Já nas etapas intermediárias, o Diagnóstico Estratégico passa a ser uma imersão, através de auditorias, avaliações do macro e microambientes, que definirão os primeiros pontos estratégicos da consultoria.
As Definições dos Objetivos e Indicadores-chave de Performance (KPIs) serão adotados como guias do Plano Tático – que é a última etapa e a mais valorizada pelo cliente – momento de implementação das ações propostas no PEM. Cada etapa merece um artigo individual, sendo agora uma breve introdução.
Na gestão profissional e globalizada, o improviso não tem seu lugar, principalmente por haver uma tendência em que produtos e serviços concorrem e se confundem o tempo inteiro em diversos setores.
Sem direcionamento (ou aconselhamento), fica só a lição do gato de Alice no País das Maravilhas: “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve!”. Mas também é intuitivo afirmar que até mesmo o gestor mais desatento e dado ao improviso, não receberia bem os resultados ruins, caso se concretizassem. Então, valorizar a técnica-científica de gestão e planejamento estratégico (sobretudo de marketing) são formas mais prudentes de influenciar e tomar decisões, algo que interfere diretamente na credibilidade da organização.
O que não falta são instabilidades institucionais no Brasil e negligenciar a gestão de riscos e o planejamento estratégico sob o prisma do marketing, muito provavelmente será o início de game over do seu negócio.
Se você quer sair do improviso e alçar voos altos para a sua empresa, faça contato com a Kol’s Consultoria, que vamos te ajudar a encontrar bons ventos.
Siga a Kol’s nas redes sociais (Instagram, Linkedin, Youtube e Facebook)